Os 5 materiais tendência para o setor de Saúde e Beleza

O setor de beleza e saúde é provavelmente um dos casos mais fascinantes do Varejo.

Um setor tremendamente tradicional na concepção de vendas e no relacionamento com o consumidor que, apesar de manter a clássica fórmula marca-fabricante e loja-distribuidora, continua crescendo estratosférica ano após ano.

Um status quo que, até agora, era possível porque o consumidor estava segmentado em nichos especialmente óbvios e, enquanto as marcas se especializavam em diferenciar seu produto, a distribuição era diferenciada pelo preço.

No entanto, nos últimos anos, as regras do jogo e os consumidores mudaram, o que levou marcas e distribuidores a repensar suas estratégias e posicionamentos.

Essa mudança desencadeou uma renovação inédita de espaços de vendas no setor. Propostas frescas e atuais, maior peso da experiência no produto, integração de tecnologias…

Tudo isso pautado em uma nova linha de materiais que estão marcando um antes e um depois no design das lojas de cosméticos.

Esta é a nossa seleção dos 5 materiais tendência para o setor de Saúde & Beleza.

Texturas de pedra

A tendência de 2022 passa sem dúvida pelos tons e texturas naturais numa celebração e regresso aos materiais tradicionais. Tradicionais na sua concepção, mas com um nível de requinte muito elevado.

A personalidade neste caso é fornecida pela simulação de poros e rugosidade da série Petra. Um material que engloba dois sentidos para maior realismo.

Cerâmica lisa que adiciona elegância

A verdade é que esse material não é uma tendência do setor; É uma tendência de todo o Varejo.

A grande variedade de acabamentos da gama cerâmica Solid Surface da Porcelanosa Krion (lisos, coloridos, veios, granulados…) faz com que se enquadrem no design de qualquer loja de cosméticos. A finura de seu acabamento confere alto nível de estilo e sua resistência à abrasão química e física o tornam ideal para expositores e balcões de cosméticos

O metal ocupa o centro das atenções com cromado e escovado

O aço está na moda e deixou de ser um elemento estrutural do setor para ocupar o centro das atenções como detalhe decorativo. Assim, nas novas propostas de design de espaços de beleza e saúde das principais marcas, marcam uma linha clara em que a estrutura tubular é utilizada sobretudo para agregar detalhes premium que destacam os móveis graças ao bronze, cobre, prata e ouro em cromo e acabamentos escovados.

Madeira e laminado texturizado para se conectar com a natureza

Que a sustentabilidade domina as conversas no Varejo é um fato. Tanto que praticamente todos os líderes mundiais do setor mudaram suas estratégias de comunicação para gravar na mente do consumidor um conceito acima de tudo: o natural.

Esta tendência deverá sem dúvida reflectir-se nos espaços de venda e as tradicionais melaminas tiveram de ser renovadas para oferecer ainda mais realismo e honestidade ao olhar e ao tacto.

Merece destaque também a praticamente obrigatória padronização do uso de madeiras com certificados de qualidade e sustentabilidade FSC.

A resposta é a série Vintage de madeiras. Acabamentos rústicos com veios e imperfeições que lembram madeiras nobres recuperadas.

Madeira reciclada com efeito de cimento hiper-realista

Se as tendências de 2022 nos mostram alguma coisa, é que as texturas estão dominando os novos designs das lojas de cosméticos.

Até mesmo os acabamentos lisos buscam se destacar com detalhes suaves que fogem do conceito de lacas artificialmente “perfeitas” e adquirem uma personalidade mais alinhada com os materiais cerâmicos, terrosos e pétreos.

Decleor Paris
Boticário Brasil

Existem mais tendências? Claro

Os materiais são, afinal, a base sobre a qual se constrói a personalidade de uma marca. Mas os conceitos que estão sendo trabalhados no setor não apenas reformulam a aparência das marcas, mas também a forma como o consumidor as aprecia.

Por isso, as novas propostas que estão sendo vistas no setor vão além e incorporam:

1.- Elementos vegetais como decoração para reforçar a mensagem de sustentabilidade. Algo em que marcas como a Boticátio e Natura já foram pioneiras, e cuja aceitação é crescente.

2.– Design estético, sim, mas também experiencial. Os espaços de cosmética são agora espaços de bem-estar e assiste-se não só a um maior protagonismo das áreas de maquiagem, como também à incursão de serviços associados como cabeleireiro e manicure.

3.- Haja luz. Todo redesenho precisa de um novo estudo de iluminação que destaque corretamente cada elemento, textura, área e produto. A cosmética é, afinal, um dos setores que melhor entendem a importância e o efeito da luz em relação ao consumidor.

4.- Espaços que comunicam, mas não gritam. Uma das tendências mais interessantes é a redução da sinalização de venda em favor de um estilo mais sutil e evocativo. Por que não atrair e orientar o consumidor com letreiros e vinis, lightboxes ou digital signage? O caminho certo para fugir da guerra de preços e aumentar o valor da marca.

Você pode pensar que todas essas tendências são um exercício de criatividade para o futuro, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

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