A principal lição do online para o offline: experiência do usuário (UX).
A experiência do usuário (UX) é uma tendência que está transformando todas as áreas, desde celulares, automóveis até supermercados, lojas físicas e virtuais (E-commerce).
Grande parte do varejo baseia-se no design de suas lojas e supermercados na maximização da visibilidade dos produtos, destacando e orientando o usuário.
Ou seja, se adicionarmos a “usabilidade” ao comércio tradicional, estaremos proporcionando aos nossos pontos de venda um diferencial em relação à concorrência.
Como aplicamos a usabilidade ao Varejo?
A teoria é lógica, basta complementar a uma distribuição tradicional de produtos sem fazer muitas mudanças.
Em essência, um modelo que poderia ser melhor se desenhássemos o ponto de venda analisando a experiência do usuário em sua jornada de compra e não apenas maximizar as vendas, introduzindo os dois conceitos fundamentais do comércio eletrônico: o usuário e a usabilidade. O primeiro a focar seria na facilidade para o consumidor atingir seus objetivos, enquanto a segunda, por meio da usabilidade e outras disciplinas, buscam tornar a experiência de compra ágil, memorável e diferenciada.
Identifique a jornada do cliente.
Analise suas dificuldades em nossos pontos de venda e como podemos melhorar sua experiência durante as compras.
Uma vez que identificados e quantificados os consumidores e seus principais problemas, implementamos soluções para esses “pontos de atrito”, como:
Acessibilidade, facilidade, agilidade no pagamento, comunicação visual condizente e com informações visíveis, iluminação aconchegante que traga um bem estar na loja, músicas e efeitos sonoros, gestor de turnos e sistemas inteligentes que agilizam e evitam filas desnecessárias.
São vários os possíveis diferenciais em uma loja, lembrando sempre que o cliente é o foco, ele precisa ser entendido para conseguir trazer as soluções mais condizentes para o seu negócio, seja ele digital, físico ou omnichannel.
Na HMY, temos a expertise de diversos profissionais especialistas em varejo nos cinco continentes prontos para ajudar a criar e inovar a experiência em sua loja.
Entre em contato e conheça mais!