Áreas quentes de supermercado: como funcionam?

As zonas quentes, também conhecidas como áreas positivas, são as áreas da loja que mais chamam a atenção dos clientes.

Elas servem para aumentar o ticket médio, além de otimizar o metro quadrado da sua loja. 

Conhecendo as zonas quentes você saberá em quais lugares colocar os produtos que deseja destacar. Mas é interessante “esquentar” todos os pontos da sua loja.

Quais são as zonas quentes?

Qualquer local que chame mais a atenção, naturalmente, é a zona quente da sua loja. Mas, existem algumas que são obrigatórias:

–  Entrada da loja: como é, literalmente, o primeiro lugar que o cliente olha, é a principal zona quente.

– Lado esquerdo da loja: é para onde a maioria dos clientes vão depois de entrar.

– Pontas de gôndolas e quiosques: geralmente é onde são expostas as novidades, promoções e promovidos testes e degustações.

Esses pontos devem ser aproveitados para colocar os produtos mais rentáveis, dando preferência para a altura dos olhos.

A fim de otimizar ainda mais a experiência do comprador, facilite o trajeto até os produtos, melhore a iluminação, garanta que tenha espaço livre para circulação. 

Aposte no visual da mobília e materiais promocionais, porque a sinalização dos pontos de venda é um dos aspectos que mais “esquenta” as áreas da loja.

Como criar zonas quentes?

Após melhorar a exposição dos produtos nas prateleiras, gôndolas, ilhas e quiosques da sua loja, você também deve considerar o posicionamento deles.

– Aproveite ao máximo as pontas de gôndolas, especialmente a parte central, e nas prateleiras, dê preferência para os pontos que ficam na altura dos olhos.

– Exponha promoções, ofertas, liquidações e lançamentos a partir de quatro passos da entrada da loja.

– Monte ilhas com produtos, mas lembre-se que elas precisam ser baixas.

É importante fazer um estudo aprofundado nas especificidades da sua loja. Por isso, analise o fluxo de pessoas, mapeando sua loja por meio de uma planta baixa do local.

Observe o fluxo de pessoas durante alguns dias e marque a região da loja por onde cada pessoa passou, se comprou algo e quanto tempo ficou na loja. 

Calcule a porcentagem de pessoas que entraram e passaram por cada ponta e analise quais pontos chamaram mais a atenção.Essas são as zonas quentes da sua loja.

Ao aplicar essas técnicas, você estará no caminho certo para aumentar suas vendas.

A HMY conta com uma enorme variedade de produtos e as melhores soluções para o seu varejo!

Entre em contato e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!

Notícias HMY

Como a inovação está transformando o varejo

O varejo é um setor altamente dinâmico, que está constantemente se adaptando às mudanças nas preferências dos consumidores, nas tecnologias disponíveis e no ambiente competitivo. Para se manter competitivo, os varejistas precisam investir em inovação. A inovação no varejo pode

Com mais de 60 anos de atuação internacional como foco total em suprir as necessidades dos nossos clientes do varejo em nível mundial!

CNPJ: 01.476.925/0001-76  

Rolar para cima