A experiência do usuário no varejo pós Covid-19

A chegada de uma inesperada pandemia mundial causou  diversas transformações na vida das pessoas, nos trabalhos e relacionamentos.

Mas, as experiências de compras também foram muito impactadas durante o período pandêmico também, já que grande parte do que era realizado presencialmente migrou para o online do dia para a noite.

O cancelamento de eventos, interrupções de comércios, adoção do home office, e o aumento das compras online foram as mudanças mais significativas desse período.

Mundo digital

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a realizar mais compras online, sendo que 70% dos entrevistados afirmam que vão manter esse perfil.

Isso se dá por conta do fechamento de comércios para a contenção do vírus, assim, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. É importante lembrar que o público 60+ também está mais digital.

Transformação digital do PDV

Comece garantindo a integração entre a loja física e online do seu ponto de venda (PDV). Para isso, é importante cumprir quatro passos fundamentais:

– Estimular a mudança da cultura da companhia;

– Disponibilizar sinal de wi-Fi para clientes;

– Incentivar a equipe a conhecer e promover o e-commerce da loja;

– Automatizar ações que são mais operacionais.

Em alguns PDVs, o WhatsApp Business tem sido usado como um balcão de vendas do estabelecimento, onde são realizadas as vendas ou agendamentos de visitas à loja, evitando aglomerações indesejadas.

Caso faça sentido para o seu negócio, pode ser interessante estruturar uma operação de e-commerce. Além do delivery, também pode ser oferecida a opção de retirar o produto na loja. 

Assim, o consumidor pode economizar com o frete e satisfazer sua necessidade ou desejo de ter acesso rápido ao produto!

Facilite os pagamentos

A tendência é que os pagamentos sejam feitos com o menor contato e atrito entre cliente e atendente possível. 

Por isso, leve em consideração aderir às tecnologias de autosserviço e do e-wallet como forma de agregar mais fluidez e segurança à compra.

Não descuide da loja física

Mesmo com o aumento das vendas online, as vendas em lojas físicas ainda são muito importantes para o varejo.

Ainda é fundamental manter a equipe treinada em relação ao atendimento, ofertas, produtos e serviços oferecidos pelo estabelecimento.

É importante que a equipe seja capaz de oferecer um atendimento consultivo, ou seja, não apenas o que o cliente deseja, mas também o que ele precisa.

O layout, a limpeza, organização e sinalização do estabelecimento ainda são imprescindíveis para que o cliente se sinta confiante para fazer uma compra presencialmente.

A HMY conta com diversas opções de gôndolas e outros produtos como self check-out para o seu estabelecimento!

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O varejo é um setor altamente dinâmico, que está constantemente se adaptando às mudanças nas preferências dos consumidores, nas tecnologias disponíveis e no ambiente competitivo. Para se manter competitivo, os varejistas precisam investir em inovação. A inovação no varejo pode

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